HISTÓRIA DA SOMOS MULHERES

A associação SOMOS MULHERES nasceu da resiliência e perseverança de mulheres que passaram pela situação de sem abrigo, e pretendem agora apoiar outras mulheres que se encontram nessa mesma situação.

2021 – a crescer ganha a bolsa do idea challenge do civic europe para o projeto W4W – Women for Women e junta o grupo que vai resultar em somos mulheres
Agosto 2022 – a somos mulheres define os estatútos
outubro 2022 – a associação é oficializada e inscrita na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa
dezembro 2023 – lançamento do documentário interativo de e sobre as mulheres da somos mulheres
2024 – a somos mulheres torna se parceira no projeto erasmus+ Women’s Voices
A SOMOS MULHERES resultou da ação e motivação de um grupo de mulheres apoiadas pela CRESCER e pelo CIVIC EUROPE, canalizaram a sua experiência e conhecimento para criarem uma associação cujo objetivo é promover a construção de respostas adaptadas às necessidades das mulheres em situação de sem abrigo, bem como ser uma voz ativa na defesa dos seus direitos.

A apresentação oficial da SOMOS MULHERES decorreu na Câmara Municipal de Lisboa, em Novembro de 2022, com a presença da Sra. Ministra Ana Mendes Godinho, Sr. Sérgio Cintra, Administrador Executivo da Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Dr. João Marrana representando Sra. Vereadora dos Direitos Sociais Sofia Athayde, Dra. Aura Roig Forteza, diretora fundadora da Metzineres e Dr. Américo Nave, Diretor Executivo e sócio fundador da CRESCER

DOCUMENTÁRIO INTERATIVO COLABORATIVO


Entre 2021 e 2023 temos trabalhado juntamente com a artista e investigadora Marta Fiolić num documentário interativo sobre nós, sobre as nossas histórias e o que nos trouxe para associação. Mas mais importante, como a associação se tornou uma união de empenho e força e qual o caminho em nossa frente.

O projeto Erasmus+ Women’s Voices pretende compreender melhor as necessidades de segurança das mulheres em situação de sem abrigo, ajudando a criar serviços e apoios mais adequados para as mesmas. A nossa parceria internacional, que inclui a BMSZKI (Hungria), Y Foundation (Finlândia), Kings of the Street (Slovenia), Armée du Salut (França), SOMOS MULHERES (Portugal), South East Technology University (Irlanda) e FEANTSA (European Federation of National Organisations Working with the Homeless), dedica-se a alcançar este objetivo. Tendo por base a metodologia de fotografia participativa – photovoice – o projeto envolve a organização de formações e workshops transnacionais e locais. Durante o período de 32 meses do projeto, os parceiros irão desenvolver pacotes de formação sobre esta metodologia, valorizando o conhecimento e a experiência adquiridos nestes eventos. Além disso, serão realizadas atividades de sensibilização (exposições online, europeias e locais), envolvendo ativamente as mulheres que estão ou estiveram em situação de sem abrigo, para garantir que todos os resultados são moldados pelas suas vozes e experiências.

O projecto visa encorajar a reflexão crítica e a acção para provocar mudanças na forma como os serviços são prestados às mulheres em situação de sem abrigo.